Igreja Católica deixa de apoiar Casamentos de Santo António
16/01/2010 14:11Igreja Católica deixa de apoiar Casamentos de Santo António
A Igreja Católica anunciou que vai abandonar a iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, os Casamentos de Santo António. Em causa está a abertura da iniciativa a casais homossexuais. Segundo o Diário de Notícias, a directiva partiu da diocese de Lisboa que decidiu retirar o apoiou quando começou a discussão do casamento homossexual.
A Igreja deixa assim de “oferecer” a Sé de Lisboa como palco do evento.
Em declarações ao jornal, o pároco da Sé concorda com a opção e diz-se desagradado com o rumo do evento nos últimos anos que abriu portas à união civil. Luis Manuel Pereira da Silva diz que “a câmara tem liberdade para tomar esta posição, tal como a Igreja tem liberdade para não pactuar com ela. Na minha perspectiva não faz qualquer sentido.”
O futuro dos Casamentos de Santo António está assim em causa uma vez que os patrocinadores estão divididos. A empresa de cattering do evento e a gráfica que têm trabalhado na organização do evento não levantam objecções à participação de casais homossexuais, já a loja “Isabel Ribeiro” tem opinião diferente. O empresário e dono da loja, José Ribeiro, deixou a garantia: “se isso acontecer, deixaremos de patrocinar este evento, pois considero que é desvirtuar a festa do santo católico. Pessoalmente, não sou contra nem a favor destas uniões. Mas não iremos vestir estes noivos, patrocinando-os, pois não queremos associar-nos a este público. O nosso mercado é outro”, disse.
Câmara de Lisboa desmente
A Câmara Municipal de Lisboa esclareceu hoje que "não haverá qualquer alteração ao actual figurino" dos casamentos de Santo António, corrigindo a informação prestada anteriormente pelos serviços à imprensa.
"Para que não haja equívocos, não haverá qualquer alteração ao actual figurino dos casamentos de Santo António, que não seja previamente acertada com a Igreja", salienta um comunicado da autarquia enviado à Agência Lusa.
A autarquia acrescenta também que não é "intenção do presidente da Câmara Municipal de Lisboa propor à Igreja qualquer alteração ao actual modelo em decorrência da entrada em vigor da legislação que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo".
O esclarecimento da Câmara de Lisboa surge após a notícia do Diário de Notícias que dá conta que a Igreja Católica vai deixar de participar nos casamentos de Santo António, tendo o Patriarcado de Lisboa já dado instruções para que os matrimónios deixem de se realizar na Sé, como tem acontecido nos últimos anos.
A nota da autarquia adianta que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, "corrige a informação prestada anteriormente pelos serviços", e que dava conta que os homossexuais interessados podiam concorrerem aos cinco lugares que a autarquia disponibiliza para cerimónias de carácter civil.
"Os Casamentos de Santo António sendo uma iniciativa Municipal, resultam de um entendimento com a Igreja Católica, pelo que nunca houve alteração a este evento que não tivesse sido acertada com a Igreja", refere a autarquia, realçando que foi neste quadro que se introduziram os casamentos civis e de outras confissões religiosas.
"É claro para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa que, sem prejuízo de considerar o respeito a qualquer fórmula de constituir família, é necessário respeitar os sentimentos religiosos associados à figura de Santo António, um santo da Igreja Católica, Apostólica Romana", diz ainda a autarquia.
———
Voltar